Pelo bem do campeonato, Sebastian Vettel precisa se concentrar mais durante suas primeiras voltas. Mais uma vez o alemão jogou fora a prova na volta inaugural ao errar e permitir a ultrapassagem do Button. A estratégia de três paradas da Red Bull dependia muito das possibilidades do alemão abrir vantagem entre os dois primeiros stints, suspeito que o terceiro stint medíocre do Vettel (curiosamente similar ao do Barrichello em Barcelona) teria lhe custado a prova de qualquer jeito, mas perdemos a oportunidade de uma prova tensa e com alternativas, mesmo que a disputa pela liderança fosse de cronometro e não na pista. Automobilismo (e a Formula 1 em particular) é um esporte exato demais para permitir este tipo de erro humano.
Enquanto Vettel erra, Webber segue muito preciso mais atrás. Chegou à frente do campanheiro pela quinta vez em sete provas, segue discreto, mas muito eficiente. E a Red Bull nos brindou com a ordem de equipe mais engraçada em muito tempo quando mandou o Vettel sossegar atrás do australiano (numa altura onde imagino muitos acreditavam que o Webber estava tirando o pé de propósito para permitir a ultrapassagem).
Nada exata, mas uma beleza de ver foi a ultrapassagem do Piquet sobre Hamilton. Foi pela 17º. Posição e não valeu nada, mas é o tipo de momento que compensa 25 GPs medíocres. No extremo oposto perfeita a prova do Timo Glock com timings de pit muito bem organizados e um ritmo no segundo stint muito forte, salvou um ponto num fim de semana que parecia perdido para ele.
Outros destaques:
Positivo
Button – Não preciso escrever nada, né?
Toyota – Após um começo de temporada europeria muiro ruim, foi combativa com Trulli e se recuperou bem com Glock. Longe do ideal, mas um avanço.
Rosberg – Ótima largada, primeiro stint muito forte depois o rendimento para variar caiu.
BMW – Não voltamos ao ponto da Austrália, mas foi uma reação. Kubica finalmente saiu do zero.
Nakajima – Melhor prova dele este ano fácil.
Fisichella – Sim, ele abandonou logo no começo, mas fez a curva 1 na primeira volta sem bater ou se meter em confusão pela primeira vez. Foram preciso 5 tentativas, mas físico conseguiu, agora já pode se aposentar em paz.
Negativo
Barrichello – Síndrome de segundo piuloto é dureza. Todos os problemas acontecem no seu carro e para compensar exagera na agressividade.
Ferrari – Era para ser o GP que confirmava a recuperação, mas serviu para confirmar que a equipe vai no máximo brigar por um pódio ocasional.
Williams – Na metade da prova caminhava para ter um quarto e um sétimo, depois a performance caiu e a equipe deixou Kazuki na mão.
Renault – Qual o ponto de colocar Alonso superleve no Q3 se o carro não consegue mesmo assim ir alem da quarta fila?
McLaren – Um desastre tão ruim ou pior que Barcelona. A verdade é que se BMW ou Ferrari foram pegas desprevenidas nas primeiras provas, a McLaren errou feio a mão mesmo, desenvolveu um carro para deixar seus fãs saudosos pelo carro-tamanduá que provavelmente só é melhor na aerodinâmica básica que o da Force Índia. Vai ter melhoras ocasionais, mas quando a base do chassis é tão ruim não existe desenvolvimento que resolva a longo prazo.
Toro Rosso – Pior carro na prova. Se serve de alento Buemi manteve o ritmo de corrida bem bom para o carro que tinha, pela primeira vez no ano bem acima do ritmo do Bourdais.
Um último parêntese sobre a prova: se algo que a Turquia provou é que toda a histeria dos difusores foi muito barulho por quase nada. Um mês de temporada européia e nas primeiras posições estava lá como sempre a gang dos difusores acompanhada pela Red Bull. Os demais carros seguem justamente na posição de demais carros com Ferrari e BMW no máximo brigando pelo quinto lugar com Williams e Toyota enquanto McLaren e Renault andam lá atrás.
Filipe,
Vettel apesar de ser um ótimo piloto, ainda o vejo como franco atirador sem muita responsabilidade de vencer um campeonato, mas sim corridas, precisa amadurecer assim como Hamilton.
Button soberbo, Webber regular parabéns a estes.
Rubens e Fisichella eles quiseram mais um ano, né!
Me pergunto se mesmo com toda aquela briga na McLaren, se o Alonso fez bem em sair da equipe inglesa?
Quem é o engenheiro do Bourdais? 700 kg, uma parada em uma pista veloz!
A Red Bull não está mais nem aí para a Toro!
Valeu.
Eu concordo sobre o Vettel, parte do problema é justamente ele vir rendendo muito mal nas provas.
Boa observação sobre o engenheiro do Bourdais, tanto ele quanto o Lewis se arrastaram pela pista pesadões (no começo da prova ele era mais de meio segundo mais lento que o Buemi que era o segundo carro mais lento na pista). Desconfio que o Lewis teria chegado na mesma posição com duas paradas e ao menos mostraria mais competitividade (a certa altura foi ultrapassado pelo Buemi como se fosse retardatario).
Depois de passar o Vettel, Button conseguiu abrir uma boa vantagem, mesmo com carro mais pesado. Ali ficou claro que RBR não tinha chance.
Se conseguiram ser muito rápidos em classificação, na corrida com certeza ficam atrás do Button.
Comparado ao Button, Vettel não está bem mesmo. Mas levando em consideração o companheiro de equipe, não está tão mal assim. É jovem e sob muita expectativa, com o tempo tem o dever de melhorar.
Para mim o RB5 nas mãos de Alonso ou Hamilton — até do Massa — incomodaria mais ao Jenson.
Lembro que no ano passado muita gente questionava a legitimidade do título do Hamilton pelos erros, eu acho que isso não aocntecerá com o Button, mas com certeza questionarão a falta de adversários de verdade que ele teve na temporada de seu primeiro título — algo que sempre acontece com o Schumacher.
O bom é que o Jenson estará por aí durante algum tempo e veremos ele lutar de igual para igual com o Fernando ou Lewis…
Aí saberemos do que ele é feito, por que, por enquanto, ele anda sozinho sem adversários a altura!
Sobre os difusores, será que com a Red Bull com o seu não se provou que, afinal, ele não é o fator primordial no desepenho da Brawn? Pelo menos é o que eu suspeito…
KBK, acho que o pendulo da relação RBR/Brawn varia muito de acordo com o peso do carro. Quanto mais pesados melhor para a Brawn. Ou seja se o Q3 fosse realizado sem o peso da largada, o Button teria vida mais dificil.
Becken, para mim a cada dia está mais claro que a histeria dos difusores foi muito exagerada. A Williams teria que estar quase no ponto do ano passado a esta altura se eles fossem mesmo tão importantes.
Eu acho que o argumento de que tal piloto não teve adversários sempre muito ruim e diz mais sob a frustração de quem assiste do que sobre o ploto em si. Jim Clark passeou sobre todos os seus adversários nos anos 60 e quase só perdia porque aquela Lotus quebrava muito e ainbda assim ninguem em sã consciencia não lhe lista entre os maiores da história.
Becken, acho que principalmente na mão do Alonso, que sabe ser rápido e constante. Eu incluiria o Kimi ai nessa lista, que sempre se deu bem com os carros do Newey.
Acho que o Buton está destruindo psicologicamente seus adversários. Rubens se ensaiou, Vettel também. As Ferraris também tentaram, mas sem chance. Já o constante Webber nunca ameaçou Button, só na chuva.
Jenson tá fazendo tudo o que sabe. Com a “vantagem” de disputar seu primeiro título já com maturidade, diferente do que aconteceu com Hamitlon nos seus 2 anos e do que está acontecendo com Vettel.
KBK, certamente o Webber tem uma grande vantagem sobre todos os outros pilotos andando entre os primeiros por ser de longe quem menos corre sobre pressão.